Souza e Souza Contabilidade e Consultoria Empresarial

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ASSESSORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA

REVISÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - OPERACIONAL E FINANCEIRA
Com ou Sem o proposito específico de emissão de parecer de auditoria, os referidos serviços direcionados à orientação dos administradores quanto à adequação da escrituração contábil, controles internos, regimes tributários, cumprimento de obrigações ficais, etc.

REVISÕES CONTÁBEIS COM FINS ESPECÍFICOS
Revisões contábeis específicas para fins de cisão, fusão, incorporação e aumento de capital, visando a emissão de laudos de avaliação contábil.

DUE DILIGENCE
Diligências específicas relacionadas aos aspectos contábeis, financeiros, tributários e trabalhistas, com o objetivo de suportar negociações. Envolve compra e venda de empresa para a identificação dos eventuais ajustes ou ressalvas que possam modificar peças contábeis e influenciar direta ou indiretamente o processo da negociação.

ASSESSORIA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

SOLUÇÕES
Diante deste cenário estamos capacitados para o desenvolvimento de soluções para as áreas de Compliance e Advisory, visando a minimização ou solução quanto a exposição aos riscos e contingências trabalhistas além da possibilidade de redução de tributos e encargos sociais.

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS
Realizamos estudos para implantação do plano de Participação nos Lucros e Resultados com base na Lei 10.101/2.000, em conjunto com eventuais clausulas já existentes nos Acordos e Convenções Coletivas, bem como a definição das métricas a serem aplicadas para apuração dos valores.

CONSTRUÇÃO CIVIL – ACOMPANHAMENTO DA ABERTURA DO CEI EMISSÃO DA CND
Para as obras de construção civil, possuímos soluções para todas as fases da obra, desde a abertura da matrícula CEI ao cálculo do CUB e emissão da CND. As nossas soluções contemplam a revisão da abertura e registro da matrícula CEI, acompanhamento das obrigações trabalhistas e previdenciárias no decorrer do processo. Análise dos prestadores de serviços e acompanhamento da aplicação das obrigações trabalhistas previstas nas Instruções Normativas e processos de retenção e recolhimento das retenções sobre serviços prestados; Cálculos do Custo Unitário Básico (CUB) para ingresso com pedido de CND; Suporte para elaboração para ingresso de pedido da Certidão Negativa de Débitos (CND).

DÉBITOS E CRÉDITOS FISCAIS E PREVIDENCIÁRIOS – SUPORTE TÉCNICO
Levantamos e atualizamos os débitos e créditos de INSS, FGTS e IRRF existentes e orientamos quanto à melhor maneira de sua regularização e utilização. Além de cálculo de estimativas de redução de multa e juros para ingresso em parcelamentos administrativos, aplicação de prejuízo fiscal quando aplicável. Também realizamos estudos dos eventos de folha de pagamento com base na tabela de incidências em busca de débitos e créditos com base na legislação, súmulas, jurisprudências além das tendências de mercado.

AUTOS DE INFRAÇÃO E PROCESSO JUDICIAIS
Nos casos de autuação, realizamos a análise dos valores apurados pela fiscalização, bem como a correta aplicação das multas e juros trabalho este realizado em conjunto com a assessoria jurídica do cliente com o objetivo de gerar subsídios no desenvolvimento da defesa e auxiliar na supervisão dos documentos que serão anexados à defesa.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E PREVIDENCIÁRIO
Avaliamos a estrutura societária e previdenciária da empresa do grupo de empresas, visando à sua adequação ao sistema previdenciário e a racionalização no pagamento da contribuição previdenciária em geral (folha de pagamento, contratação de prestadores de serviços pessoas físicas e jurídicas, cooperativas de trabalho, dentre outros).

REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS E ROTINAS TRABALHISTAS
Realizamos as análises quanto a formalização dos procedimentos internos, adequação e criação de novos procedimentos que visem a diminuição de falhas nos processos internos que possam desencadear autos de infração bem como reclamações trabalhistas.

PROCESSOS TRABALHISTAS – REDUÇÃO DO PASSIVO
Com base no relatório de processos trabalhistas, analisamos as incidências das reclamações, buscando soluções que possam minimizar os gastos da empresa, além da possibilidade de eventuais créditos oriundos de depósitos recursais, judiciais e alvarás que possam ser revertidos em prol da empresa.

PRESTADORES DE SERVIÇOS – GERENCIAMENTO E REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS
As nossas soluções contemplam desde a seleção dos prestadores de serviços com base nas obrigações trabalhistas e previdenciárias, o acompanhamento dos serviços prestados bem como o gerenciamento dos documentos e obrigações trabalhistas e previdenciárias envolvidas na contratação.

REVISÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS
Analisamos as principais rotinas e cálculos do sistema de folha de pagamento e seus reflexos relativos aos direitos previstos na legislação trabalhista e dos encargos sociais (INSS FGTS) e IRRF inerentes aos procedimentos gerais de folha de pagamento.

CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS – IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS E REVISÃO DOS CONTROLES INTERNOS
Realizamos a implantação de políticas de benefícios com base na legislação trabalhista e previdenciária, evitando a exposição a multas e processos trabalhistas decorrentes de concessões irregulares em face da legislação brasileira. Análise dos benefícios concedidos, evitando desperdício de recursos com a concessão a empregados demitidos ou não optantes pelo benefício, além verificação de fraudes em VT, VA e outros.

REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS DE ADMISSÃO E DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
Verificação os procedimentos e rotinas adotadas na contratação e demissão de empregados. Em casos de desligamento, é feita a revisão dos procedimentos demissionais quanto ao tipo, implicações e apuração dos valores devidos aos funcionários.

CONSULTORIA FISCAL TRIBUTÁRIA

A legislação tributária brasileira é uma das mais complexas e exigentes em todo o mundo. Administrar de forma eficiente a carga tributária é, em muitos casos, uma questão de sobrevivência ou vantagem competitiva no mundo dos negócios.

A experiência dos consultores na área tributária, somada ao profundo conhecimento da legislação, resulta em um trabalho preventivo na gestão eficiente das finanças.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SOCIETÁRIO
Efetua a avaliação da estrutura societária e fiscal da empresa ou grupo de empresas com o objetivo de adequá-las à melhor gestão de negócios.

ANÁLISE DAS OPERAÇÕES E CONTROLES FISCAIS
Avalia os procedimentos tributários adotados com o objetivo de verificar se atendem as determinações previstas na legislação dos impostos, taxas e contribuições pertinentes.

REVISÃO DA ESCRITA LEGAL, FISCAL E SOCIETÁRIA
Avalia a forma de constituição da empresa, suas inscrições juntos aos órgãos competentes, a obtenção de certificados e licenças para o funcionamento, a formalização das escriturações fiscal, contábil e comercial; a prestação das informações à fiscalização, o pagamento de taxas e o respectivo arquivo da documentação envolvida, além do cumprimento legal das obrigações previstas no estatuto social e na legislação societária.

REVISÕES DOS CONTROLES INTERNOS FISCAIS
Analisa o controle pela empresa para operações fiscais, como: apuração e crédito e débito de ICMS, IPI e PIS/COFINS; operações de remessas, recebimento para industrialização e remessas em consignação; remessas e retornos diversos; vendas para a Zona Franca de Manaus e área de livre comércio; exportações e importações, aspectos fiscais inerentes ao uso de equipamento emissor de cupom fiscal; análise de arquivos magnéticos fiscais e contábeis e elaboração de manuais de procedimentos e operações fiscais.

TRANSFER PRICING
Revisão do modelo adotado para apuração dos preços de transferência, de acordo com a legislação vigente. Assessoria também na elaboração de modelos adequados à apuração do preço de transferência que suportem a demonstração regular dos valores apurados.

REVISÕES DA DIPJ E DA DIRF
Revisa o preenchimento das declarações de informações econômico/fiscais da pessoa jurídica e de declarações de rendimentos da pessoa física, com base em controles fiscais e contábeis e em documentos e comprovantes com validade fiscal, que demonstrem a exatidão das informações e valores calculados e declarados.

ANÁLISE DA ESCRITURAÇÃO DO LAJUR E DA CSLL
Analisa a escrituração LALUR, com base nos controles fiscais e contábeis que demonstrem a exatidão da base de cálculo do imposto de renda da pessoa jurídica e o controle específico dos débitos e créditos de natureza fiscal a serem realizados em períodos posteriores. Essa análise contempla, de forma destacada, o levantamento da base de CSLL, aplicando procedimentos semelhantes e, ainda, o comparativo dessas escriturações com a declaração de informações econômico/fiscais da pessoa jurídica.

REVISÃO DA DCTF e DCTFWEB
Revisa os tributos e contribuições federais informados na declaração, em confronto com as memórias de cálculos de apuração dos devidos, comprovantes de pagamentos (DARFs) e sua consistência com demais declarações.

LEVANTAMENTO DOS DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS
Efetua o levantamento e a atualização de débitos/créditos de tributos federais, estaduais e municipais, orientando sobre a melhor forma de sua regularização e utilização.

ASSESSORIA NAS QUESTÕES RELATIVAS A AUTOS DE INFRAÇÃO
Realiza, em conjunto com a assessoria jurídica do cliente, o levantamento e a revisão dos valores notificados pelo auditor fiscal, com o objetivo do gerar subsídios ao desenvolvimento da defesa e auxilia na supervisão dos documentos que serão anexados à mesma.

ANÁLISE DE CENÁRIOS FISCAIS NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Estudos sobre custos e vantagens tributárias para a realização de negócios nas diversas unidades da federação, gerando subsídios para a tomada de decisões relacionadas com abertura de novas instalações, expansão geográfica, relações comerciais (guerra fiscal), que são seriamente afetadas por políticas de incentivos fiscais praticadas por estados e municípios do Brasil.

GESTÃO DE RISCOS

Nos últimos anos, o ambiente de negócios vem se sofisticando, trazendo consigo mais riscos que fazem com que as organizações fiquem mais expostas a alguma forma de vulnerabilidade. Contamos com profissionais altamente qualificados, com amplo conhecimento técnico e experiência para proporcionar aos clientes a orientação necessária para melhoria e segurança de processos e estruturação dos controles internos.

AUDITORIA INTERNA OU OPERACIONAL
Avaliação contínua dos controles, com o objetivo de mitigar e monitorar os riscos que possam afetar o desempenho da empresa, identificando: melhorias no processo de gestão; ações de detecção e prevenção de erros e fraudes; desenvolvimento e fortalecimento dos controles internos. Possibilita a terceirização total o parcial da auditoria interna.

GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE
Auxilia os clientes na implementação e certificação de sua estrutura às normas e regulamentos vigentes, assim como no alinhamento aos padrões internacionais de controles para cada atividade, fortalecendo a confiabilidade da empresa, o crescimento contínuo e a valorização patrimonial.

ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS
Aplica conceitos e metodologias modernas para identificar e classificar pontos críticos e riscos nos processos-chave, de acordo com o porte da empresa. Como resultado dessa avaliação, sugere melhorias de controles internos buscando otimizar a gestão dos processos e fluxos empresariais ou públicos.

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

CONSULTORIA EMPRESARIAL – BUSINESS PLAN
A área de serviços especializados engloba consultoria empresarial e finanças corporativas, oferecendo uma solução completa aos seus clientes. Análise geral das organizações e identificação das áreas que apresentam potencial de melhorias com o objetivo de oferecer soluções específicas para cada uma delas. Avaliação do modelo organizacional, processos e pessoas, custos, informações, controles internos, sistemas, entre outras áreas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTÁRIO – BUDGET / FORECAST
Análise dos processos e sistemas atuais, identificando pontos fracos, desenvolvendo e implantando soluções para o planejamento estratégico e orçamentário, considerando as melhores práticas do mercado.

CONSOLIDAÇÃO CONTÁBIL/FINANCEIRA
Desenho e implantação de sistemas de fechamento contábil/financeiro, combinando os princípios gerais de contabilidade com a gestão de negócios, proporcionando um processo eficiente com elaboração de relatórios ágeis, transparentes e consistentes.

REVISÃO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE CUSTOS / CUSTEIO
Adoção de metodologia específica e de qualidade comprovada para a revisão, modelagem e implantação de sistemas de custos ou custeio, que possam atender aos aspectos contábeis, fiscais e principalmente gerenciais e de formação do PREÇOS DE VENDA e análises de MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

GESTÃO DO DESEMPENHO
Auxílio no desenvolvimento de um sistema com objetivos empresariais básicos e de métrica correlata, podendo ser utilizado para avaliar, monitorar e, conforme a necessidade, modificar as metas com a finalidade de atingir os objetivos básicos da organização, sempre utilizando o trinômio: custos, qualidade e tempo.

REVISÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E INDICADORES DE PERFORMACE
Verificação dos controles dos sistemas de informações, com o objetivo de avaliar se os mesmos são adequados e aderentes às operações existentes, se produzem ou não dados confiáveis que possibilitem aos seus gestores a tomada de decisões relevantes e verificação do nível de segurança do acesso à informação.

Diagnóstico e redefinição das atividades de operação e controle desenvolvidos no negócio, com o objetivo de avaliar se os mesmos são adequados para oferecer maior dinamismo e eficiência à organização. Mapeamento e elaboração, em diversos formatos, da regulamentação de normas para os procedimentos da empresa, atendendo as finalidades especificas de cada negócio e garantindo o controle e a segurança dos processos.

PERÍCIAS – ASSISTENTE TÉCNICO

CALCULOS E REVISÕES DE CALCULOS JUDICIAIS.

PERITO JUDICIAL E ASSISTENTE TÉCNICO.
Quem atua nessa modalidade deve prestar assistência ao magistrado (juiz) e/ou a uma das partes, para que haja uma análise correta de uma prova em um processo judicial. Por isso, ela exige um alto conhecimento em contabilidade. O juiz nomeia um perito contábil que será responsável pela investigação e emissão de um laudo ou contra laudo que ajudará o magistrado a tomar a melhor decisão relativa ao processo. Isso faz com que esse cargo deva ser ocupado por profissionais altamente qualificados e experientes.
Na área judicial, a perícia contábil pode ser utilizada em diversas situações, como: levantar perdas e danos diversos; revisar encargos financeiros contra bancos, financeiras e operações de crédito; prestar contas.
Na Justiça Estadual, as demandas relacionadas ao trabalho de um perito contábil envolvem diversos segmentos, como:
alimentação; contratos de várias modalidades; patrimônio; relações comerciais.

PERÍCIA EXTRA-JUDICIAL
Nesse segmento, o contador presta serviços a pessoas físicas, empresas e escritórios de advocacia. Os trabalhos englobam, normalmente, uma investigação para constatar uma eventual fraude financeira. Essa perícia contábil não tem a tutela da Justiça, sendo realizada em resolução de demandas que abrangem perdas e danos ou dissolução de sociedade, por exemplo. O trabalho consiste em várias análises, cujo objetivo é pesquisar e examinar extratos, documentos e transações financeiras. Assim, é possível emitir um laudo para finalizar uma investigação.

PERÍCIA ARBITRAL
Tem como responsabilidade resolver demandas que atingem direitos patrimoniais disponíveis. Essa perícia visa fazer com que as partes do processo estipulem as regras que serão adotadas na arbitragem. Na resolução dessas pendências, também são adotados laudos técnicos periciais utilizados em outras formas de perícia, como a extrajudicial e a judicial.

FINANÇAS CORPORATIVAS

ESTUDOS E AVALIAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS.

ANÁLISE DE VALOR DE EMPRESAS - VALUATION.

ASSESSORIA NA VENDA OU COMPRA / FECHAMENTO DE NEGÓCIOS
Revisão das estratégias para definir a solução mais efetiva de COMPRA ou COMPRA do negócio; avaliação realista do negócio; elaboração da documentação de venda (memorando de informação - Information Memorandum and Teaser).

ASSESSORIA EM FUSÕES E AQUISIÇÕES – M&A
Avaliação da viabilidade do negócio; definição e revisão dos critérios de aquisição; identificação e abordagem de metas de aquisição adequadas, em nível nacional e internacional que melhor se adaptem aos objetivos estratégicos da empresa; assessoria no desenvolvimento de um plano detalhado e estratégico dos negócios, listados e não listados em bolsa de valores, negócios e ativos intangíveis com o propósito de aquisição, fusão, alienação, reorganização e reestruturação; atendimento de exigências regulatórias por meio da imparcialidade de opinião nas operações: pareceres de especialistas em atividades corporativas ou acionistas; cumprimento de exigências contábeis, incluindo contabilidade de aquisição de testes de recuperabilidade de custo (impairment testing) segundo as normas do IFRS/IAS e do US GAAP: avaliações contínuas; avaliações para fins fiscais e otimização de benefícios fiscais para pessoas físicas e jurídicas.

ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO DE EMPRESA – RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Diagnóstico da situação financeira, tributária, trabalhista e operacional, com vistas a identificar a viabilidade do negócio e propor soluções financeiras e operacionais para permitir a recuperação do negócio. Apoio-suporte técnico em processos de RECUPERAÇÃO JUDICIAL.

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